Pesta
Large_uncropped_2ba9825f
BR Vila Velha – Doom Metal / Hard Rock / Stoner Rock
Pesta

Media

Live Setup

Unplugged No
Cover band No
Members 5
Downloads
Fan Base
Trends are built for last 28 days
Show details
Fan Locations
Gig History
No gigs added
Releases
Label / Release Type Year
Pesta
Dabf8f8b15fa14c94a05248ab36533cadf9b5a0d Bring Out Your Dead Album 2016
E4c643d575b9204272f046b241a4887412a89082 Here she comes Single 2015
Contact
Icon-booking
Booking
No Agency
Icon-management
Management
No Management
Icon-label
Publishing
Unsigned
Press Text
Press-text-quotation-mark
A Pesta é uma banda de doom/stoner metal formada na montanhosa cidade de Belo Horizonte (Brasil) – terra natal de algumas das mais importantes bandas brasileiras de música pesada, como Sarcófago e Sepultura.

A banda foi formada em 2014 e sua sonoridade foi forjada a partir das influências de bandas como Pentagram, Cathedral, Sleep, Trouble e, principalmente, Black Sabbath. O som da Pesta transita entre o doom metal tradicional, o stoner rock e o hard rock setentista.

A banda lançou Bring Out Your Dead, seu primeiro full álbum, em janeiro de 2016. O disco – que havia sido precedido pelo o EP de estreia Here She Comes... (2015) – foi muito bem recebido pela crítica especializada. Bring Out Your Dead conta com 8 músicas gravadas pelo experiente André Cabelo (guitarrista da banda mineira Chakal) no melhor modelo aprendido com os clássicos setentistas: ao vivo, válvulas torrando, sem maquiagens, um rock sabbático, denso, pesado e sangrento. Ainda em 2016 Bring Out Your Dead foi lançado em CD pela Deathtime Records (sub-selo da Burning London Records).

A Pesta era uma figura do folclore do norte da Europa durante o período da peste negra. O terror gerado pela disseminação da peste deu origem a uma série de lendas e personagens mitológicos que surgiam como uma forma de dar sentido ao pânico que se instalava frente a um mal de origem desconhecida. Nos países escandinavos a praga era representada por uma velha com um capuz preto e carregando uma vassoura e um ancinho: a Pesta. A morte, o medo e a insanidade são elementos presentes nas letras da banda. Embora não estejam presas à temática da peste, as letras da Pesta tratam da mudança no comportamento humano e da vulnerabilidade que é intrínseca ao mesmo. Nas letras, vê-se a abordagem sobre corpos espalhados uns sobre os outros, o medo que se instaura nas pessoas submetidas a situações extremas, o árduo peso que a religião e a fé cegas causam no indivíduo, os instintos se sobrepondo à razão: tudo isso permeia uma mesma ideia, que é a capacidade humana de se enganar, enganar ao próximo, e instaurar um tipo de caos que atinge à todos. É neste terreno lírico, um pouco místico, onde se contempla um desfile sonoro decadente de atos santos e profanos.

A banda continua a divulgar o seu trabalho em shows, festivais e entrevistas. Com o Bring Out Your Dead, a Pesta já figurou durante algumas semanas entre as bandas mais ouvidas do gênero em algumas plataformas web – principalmente no Bandcamp – logo após o seu lançamento. A banda já teve a oportunidade de tocar em importantes eventos brasileiros, como o Exhale the Sound, o Bloco dos Camisa Preta e o Festival Rock do Deserto em Belo Horizonte e o SP Doom Days e o Stoned Union Doomed Fest em São Paulo, entre vários outros.